sexta-feira, 17 de maio de 2013

QUANTO TEMPO VIVE UMA MOSCA?

O ciclo de vida da mosca

O ciclo de vida da mosca, um ciclo básico que começa com um ovo que depois se desenvolve por uma fase larva, uma fase pupa e por fim no animal adulto. Em um verão quente - condição ideal para as moscas, o ciclo de ovo fertilizado a adulto precisa de 7 a 10 dias.


Depois que a mosca macho persegue e fertiliza a fêmea, esta está pronta para pôr ovos. As moscas são criaturas solitárias. Como no resto do mundo dos insetos, machos e fêmeas não permanecem juntos depois do acasalamento e, ao contrário dos insetos que preparam ninhos, as fêmeas não cuidam dos ovos ou os protegem. Elas simplesmente os deixam em lugar seguro contra predadores e dotado de alimentação suficiente. 

A mosca fêmea deposita seus ovos em fendas e cantos de alguma espécie de matéria orgânica em decomposição da qual os insetos adultos se alimentam. Em um dia, as primeiras larvas começam a emergir dos ovos. Conhecidas também como vermes, as larvas são pouco mais que tubos carnudos sem divisões, com bocas em forma de ganchos usadas para alimentação. 

Os vermes crescem rapidamente. Em menos de dois dias, dobram de tamanho e devem, portanto, passar pela muda. A muda é um processo comum a diversos invertebrados, por meio do qual os insetos em desenvolvimento abandonam seu exoesqueleto anterior e desenvolvem um novo. Um verme passará por mais duas mudas, emergindo maior e mais desenvolvido de cada uma.

Depois da terceira muda, as larvas se enterram profundamente na substância de que vêm se alimentando. Suas peles se escurecem e endurecem e elas passam ao estágio de pupa. Dentro dessa casca protetora, a larva desenvolverá plenamente os segmentos de corpo e apêndices de uma mosca adulta.

Uma nova mosca adulta tem no máximo três meses para se reproduzir antes de morrer. Com tantos predadores, a vida média de uma mosca é ainda menor: 21 dias. Cada fêmea pode colocar até 900 ovos durante sua breve vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que fazemos em vida ecoa na eternidade!!!