segunda-feira, 4 de junho de 2012

Acidente de avião deixa mais de 150 mortos na Nigéria

Queda de aeronave em bairro residencial de Lagos mata todos os tripulantes e passageiros; número de vítimas em terra é incerto

A queda de um avião de passageiros em um bairro residencial da maior cidade da Nigéria, Lagos, matou todos os 153 tripulantes e passageiros a bordo e deixou um número incerto de vítimas em terra, no pior desastre aéreo do país em quase duas décadas.

Equipes de investigação e de resgate trabalham no local do desastre, mas não conseguem controlar uma multidão de curiosos que chegaram a andar pelos destroços da asa e do motor para tirar fotos.

Foto: AP
Pessoas sobem em parte de avião que caiu em Lagos, na Nigéria

O diretor-geral da Autoridades da Aviação Civil da Nigéria, Harold Demuren, disse que todos os passageiros e tripulantes morreram na queda. Pelo menos quatro chineses estão entre os mortos, de acordo com a agência estatal chinesa, a Xinhua.

A causa do acidente com o avião da Dana Air, um Boeing MD83, são desconhecidas. Pouco antes do acidente, que aconteceu próximo ao aeroporto, o piloto comunicou um problema no motor, segundo um militar que não quis ser identificado.

O avião, que decolou em Abuja, a capital, em direção a Lagos, colidiu com vários prédios, arrancou pedaços de telhados e bateu em uma árvore.

Três horas depois do acidente, bombeiros ainda tentavam controlar o fogo, lutando contra a falta d’água.

Um morador da região, Praise Richard, disse que estava assistindo a um filme quando ouviu uma forte explosão que parecia a de uma bomba.

Quando saiu de sua casa, viu uma enorme quantidade de fumaça. “Não acho que alguém sobreviveu”, afirmou. “Seria preciso um milagre.”

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, decretou três dias de luto nacional por causa do acidente. Em comunicado, ele disse que cancelou todos os compromissos públicos previstos para a segunda-feira e ordenou uma investigação completa.

Jonathan acrescentou que “rezará para que Deus dê coragem às famílias das vítimas para que consigam aguentar essa perda irreparável”.

O aeroporto internacional de Lagos, de onde o avião decolou, é um dos mais importantes da África. Em 2009, quando a última estatística foi feita, 2,3 milhões de passageiros passaram por ele, de acordo com o governo.

O acidente deste domingo é o pior desde setembro de 1992, quando um avião militar caiu pouco depois do pouso em Lagos, deixando 163 mortos.

Equipes procuram sobreviventes de acidente aéreo em Lagos, maior cidade da Nigéria.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que fazemos em vida ecoa na eternidade!!!