sexta-feira, 27 de abril de 2012

Visita da Fifa deixa PE otimista para receber Copa das Confederações

Comitiva realizou última vistoria antes do anúncio final das sedes, em junho. Andamento das obras está dentro do cronograma desejado.
Tiago Medeiros Do Globoesporte.com, em PE

Reunião deixou Governo do Estado otimista
(Foto: Elizabeth Leal / Divulgação Secopa)

Pernambuco teve, nesta sexta-feira (27), um dia decisivo para a participação na Copa das Confederações, que acontece de 15 a 30 de junho de 2013, e servirá de teste para a Copa do Mundo de 2014. A sexta, e última, vistoria técnica de representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa foi realizada com a participação de oito técnicos da entidade. A visita aconteceu um dia após acompanharem o andamento das obras em Salvador, que também aguarda uma definição para sediar os jogos em 2013.

O anúncio das sedes da Copa das Confederações acontece no final de junho, mas os representantes da Fifa estão otimistas quanto à presença de Pernambuco na competição. "A decisão não é nossa, mas pelo que vimos no local e pelo esforço do Estado, acreditamos que Pernambuco irá receber a Copa das Confederações. Antes mesmo do anúncio, aqui deixo meus parabéns a Pernambuco pelo esforço e comprometimento", disse Ricardo Trade, diretor executivo de operações do COL.

Em Pernambuco, a comitiva sobrevoou as obras da arena e depois participou de uma reunião com representantes do Governo do Estado. O objetivo da visita era acompanhar o andamento das obras.

O grupo de técnicos foi dividido em dois, e uma parte (formada por engenheiros) fez o sobrevoo. Estava prevista uma caminhada pelo local, mas todo o monitoramento foi realizado do alto, num helicóptero. Agora, Pernambuco espera o resultado do relatório técnico que será encaminhado à Fifa.

O secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, também demonstrou otimismo após a visita dos técnicos da Fifa. "Fizemos nossa parte e acreditamos que convencemos a Fifa que vamos atender aos prazos estabelecidos (fevereiro de 2103) para entregar a Arena. A Fifa está preocupada com algumas obras de acessos viários, mas esclarecemos que essas obras estão sendo feitas. A mobilidade tanto para a Copa do Mundo como para a Copa das Confederações não será problema. Além disso, os jogos devem acontecer em dias de feriados, o que facilitará bastante", afirmou.

O secretário aproveitou ainda para informar que uma vez confirmada a participação de Pernambuco, o número de operários na obra (que hoje é de 3.015) será aumentado para 5 mil.

Arena Pernambuco
A Arena Pernambuco está sendo erguida na cidade de São Lourenço da Mata, a 19 km do Recife, na Região Metropolitana, e terá capacidade para 46 mil espectadores. Atualmente, está com 35% das obras concluídas. Serão gastos R$ 532 milhões na construção do complexo. Toda a terraplanagem foi concluída, assim como 99% da fundação. O sistema viário e o estacionamento estão 61,3% concluídos.

Os 3.015 funcionários estão trabalhando em dois turnos (um das 7h às 18h e outro das 18h às 4h25 da manhã). A construção já alcançou o pavimento mais alto da estrutura. Na ala sudeste do estádio, é possível observar a laje do terceiro piso onde estarão situadas as arquibancadas para o público geral, além de bares e banheiros. Ainda neste setor, a estrutura das duas rampas de acesso está praticamente concluída.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que fazemos em vida ecoa na eternidade!!!