quarta-feira, 28 de março de 2012

James Cameron chega ao ponto mais profundo da Terra


Getty Images

James Cameron viajou até atingir o fundo da Fossa das Marianas

James Cameron, diretor de filmes em Hollywood (Avatar e Titanic), fez seu primeiro mergulho solo do mundo no lugar mais profundo já conhecido na Terra. Ele atingiu o fundo da Fossa das Marianas, no oceano Pacífico, a sudoeste de Guam.

Em um submarino especialmente projetado para ele, Cameron chegou ao local conhecido como "Challenger Deep" às 07h52 desta segunda-feira. Ele atingiu uma profundidade de cerca de 11 quilômetros abaixo da superfície do oceano.

A descida durou duas horas e 36 minutos. Pouco tempo depois de ter alcançado seu destino, Cameron postou no Twitter que não via a hora de compartilhar o que estava vendo com seus fãs.

O ponto mais profundo da Fossa das Marianas foi atingido por seres humanos apenas uma vez, em 1960, quando Don Walsh, tenente da Marinha dos Estados Unidos, e o oceanógrafo suíço Jacques Piccard passaram 20 minutos na embarcação submergível Trieste.

Cameron, a primeira pessoa a fazer um mergulho solo no local, passou cerca de duas horas fazendo observações e coletando amostras de material para pesquisa. Depois, em uma subida de 70 minutos, ele voltou à superfície.

A expedição "Desafio do Mar Profundo" foi um projeto entre Cameron, a National Geographic e a fabricante de relógios Rolex. A Instituição Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia, em San Diego, é a principal colaboradora científica do projeto. O objetivo é ampliar o conhecimento de um canto pouco conhecido da Terra.

Fonte: Info Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que fazemos em vida ecoa na eternidade!!!